Ferramenta de cálculo: correção monetária de aluguel e condomínio pelo IGPM


Cálculo on line correção monetária, juros e multa pelo IGPM


O Blog lança uma nova ferramenta! Você agora pode efetuar cálculos ON LINE com juros, multa e correção monetária de até 10 valores por planilha pelo IGPM. Veja o formulário principal da ferramenta:

SOBRE O CÁLCULO E OS ENVOLVIDOS
 

 

 



 



Abaixo desta caixa de diálogo vem a sua lista de 10 datas e valores a serem preenchidos para finalizar a execução do cálculo. É ideal para apurar dívida de aluguel e condomínio. Se você deseja calcular mais de 10 valores você pode utilizar a ferramenta mais de uma vez alterando os títulos. A ferramenta digital será muito útil para:

- o locador ou administrador do imóvel que deseja calcular e cobrar do locatário os valores devidos de aluguel e condomínio, incluindo juros legais e multa;
- o locatário que acaba de receber a cobrança do administrador ou do locador e deseja conferir a correção monetária, os juros e a multa;
- o perito contábil ou assistente técnico encarregado da prestação jurisdicional de elaborar o cálculo ou qualquer terceiro interessado.
- o cálculo de qualquer outro contrato ou dívida com incidência de multa ou juros, que tenha o IGPM como indexador de correção monetária.

Você pode calcular quantos valores desejar até 10, e poderá entrar com datas fora da ordem, pois no resultado a planilha vai trazer as datas e valores em ordem crescente.

Você terá como resultado uma planilha pronta, com os totais dos valores corrigidos, da multa e dos juros, que já pode ser usada no seu processo judicial ou onde mais for necessária.

Segue uma explicação detalhada de como preencher cada campo da ferramenta, para que a sua informação seja a melhor possível:

Sobre os títulos:

Credor


Em Credor, você terá um espaço em texto de até 200 caracacteres, suficiente para inserir o nome do título e o conteúdo do título. Seguem três exemplos :

Autor : Empresa Administradora de Imóveis
Exequente : Nome Completo do Locador do Imóvel
Credores : Empresa Administradora de Imóveis e Nome Completo do Locador do Imóvel


Devedor


Em Devedor, a mesma coisa, você terá um espaço em texto de até 200 caracacteres, suficiente para inserir o nome do título e o conteúdo do título. Três exemplos:

Réus : Nome Completo do Locatário do Imóvel e Nome Completo da Locatária do Imóvel
Executado : Nome Completo do Locatário do Imóvel
Devedor : Nome Completo do Locatário do Imóvel



Título1


Em Título1, a informação mais abrangente sobre o cálculo que você está elaborando. Exemplos:


Processo 0000000-00.2017.0.00.0001
Processo 0000000-00.2017.0.00.0001 Codomínio Nome do Condomínio
Edifício Nome do Edifício


Título2


Em Título2, a informação mais detalhada sobre o cálculo que você está elaborando. Exemplos:

Codomínio Nome do Condomínio, aptos 201 e 202
Apto 201 - dívida até agosto de 2017 com juros legais e multa de 2%
Dívida atualizada com juros e sem multa


Atualizar até


Em Atualizar até, entre com a data final, no formato dd/mm/aaaa, o dia até o qual você quer que vá a dívida. Se você escolher pelo cálculo de juros, os juros também serão apurados até esta data. O campo virá informando a data limite, normalmente é o mês seguinte ao índice do IGPM mais recente.

multa


Em multa, assim como nos juros, você pode escolher se quer ou não a multa no cálculo, basta marcar os desmarcar o item. Se optar pelo cálculo da multa, entre com o valor percentual da multa com vírgula, sem ponto e sem o sinal de %. Exemplos:

Se a multa é de 10%, entre com 10
Se a multa é de 2% entre com 2
Se a multa é de 1,5% entre com 1,5


Apesar do limite da multa de 2% do Código de Defesa do Consumidor, há muitas decisões permitindo que essa cobrança seja maior, portanto esse campo ficou aberto para o usuário preencher o valor da multa. A multa será sempre cobrada sobre o valor corrigido.

juros


Em juros, ao marcar esta opção serão calculados juros simples de 0,5% ao mês até 10/01/2003 (juros legais conforme o Código Civil de 1916) e juros simples de 1% ao mês a partir de 10/01/2003 (juros legais conforme o Código Civil de 2002)


Após definir as informações básicas do cálculo você entrará com as datas e os valores devidos. São dez valores a partir de junho de 1989, data em que o IGPM começa a ser divulgado na série 189 do Banco Central.

Para ajudar na funcionalidade do cálculo a planilha do resultado utiliza os fatores do IGPM, que foram criados no blog. Os fatores servem para facilitar o cálculo e a exibição dos valores, evitando que sejam exibidos todos os meses desde a data mais antiga até a data mais recente. Através dos fatores, é possível exibir somente as datas dos valores a serem atualizados.

Também funciona se você deixar os títulos em branco e começar a preencher a partir do campo Atualizar Até.

Segue o link para a ferramenta:

Cálculo on-line correção monetária, juros e multa pelo IGPM